Submissão – Qua. 27/10
Abigail é um exemplo bíblico de mulheres sábias que estão ao lado de homens imprudentes. Abigail expiou através de um presente a negativa de Nabal ao pedido de Davi. A conduta dela foi muito submissa. A submissão apazigua grandes ofensas. Ela se coloca no lugar de um penitente, e de alguém que roga.
Não podia escusar a conduta de seu marido. Ela não depende de seus argumentos, mas da graça de Deus, para que consiga abrandar Davi, e espera que a graça opere poderosamente. Disse-lhe que estava muito abaixo do nível dele vingar-se de um inimigo tão frágil como Nabal, que do mesmo modo que não lhe faria bem algum, tampouco seria capaz de fazer-lhe algum mal.
Abigail predisse o final glorioso dos problemas que Davi enfrentava: “Deus preservará a tua vida; portanto, não te convém tirar a vida de alguém, injusta e desnecessariamente, especialmente de alguém que faça parte do povo do teu Deus e Salvador”. Abigail guardou este argumento para o final, por ser poderoso perante um homem tão bom; pois ainda que ceda pouco à sua paixão, contribuirá mais para a paz e a tranqüilidade de sua própria consciência.
Muitos já fizeram no ardor de sua ira coisas que desejariam mil vezes desfazer. A doçura da vingança torna-se imediatamente amarga. Quando somos tentados a pecar, devemos considerar como o veremos quando analisarmos a nossa situação posterior.
Fonte: Matthew Henry
Michael Lima