Article

Há somente dois tipos de adoradores – Seg. 27/06

Sinceramente, eu fiquei muito feliz ao saber do tema deste trimestre. Adoração é algo que venho comentando constantemente com meus amigos. Ao estudarmos o livro de Apocalipse numa célula jovem por um ano e meio, a conclusão que chegamos foi que o mundo estará dividido somente por dois tipos de adoradores: os que adoram verdadeiramente a Deus e aqueles que pensam que O adoram. A dúvida é: como diferenciar estes dois grupos? É disso que falaremos…

A lição comenta que a oferta de Caim foi rejeitada devido à tentativa de obtenção de salvação através da santificação pelas obras. Enquanto Abel reconhecia que somente através do sacrifício de um sangue inocente poderíamos ser libertos da culpa. Bem, gostaria de explorar o assunto da lição de um ângulo diferente. A bíblia diz que “ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor” Gen. 4:3. Não há menção que tipo de oferta foi requerida. Então, primeiramente, precisaríamos saber que tipos de ofertas poderiam ser estas. De acordo com o AT, existiam diversos tipos de ofertas: ofertas de holocaustos, ofertas pacíficas, ofertas pelo pecado, ofertas pela transgressão e ofertas de manjares. Nesta lista, somente a oferta de manjares não vinculava o sacrifício com a morte de algum animal. Muitos pensam que Caim ofereceu uma oferta de manjares (que também é conhecida como oferta de cereais – que satisfazia totalmente o tipo de oferta apresentada por Caim), enquanto Abel tinha apresentado uma oferta de transgressão ou pelo pecado. Até esta altura da narração bíblica, não havia problemas nas ofertas apresentadas pelos dois irmãos. Então, por que Deus não aceitou a oferta de Caim se esta estava em conformidade com a lista dada por Ele?

A resposta é simples. Porque naquele momento, a necessidade requeria outro tipo de oferta. Notem a narração de Gen. 4:7 – “Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o PECADO o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. A questão toda estava no pecado. Somente uma oferta de culpa (transgressão ou pelo pecado) poderia ser apresentada naquela ocasião. Então, por que Caim apresentou um outro tipo de oferta? Muitos comentaristas acreditam que Caim estava desafiando a Deus; outros mencionam que era mais fácil apresentar este tipo de sacrifício, pois ele era agricultor e etc. Eu tenho minha própria visão deste fato e eu acredito que esta possui muita relevância nos dias de hoje. Não gostaria de prolongar muito, então vou direto ao ponto.

Caim apresentou o fruto da terra, pois ele achava que era o melhor para Deus. Pare para pensar. E não é isso o que as pessoas estão fazendo hoje? Elas lêem a palavra de Deus, sabem exatamente o que Deus está pedindo, contudo, concluem que Deus se agradaria mais daquilo que elas pensam o que é melhor. Você e eu vemos isso a todo momento. “O dia de santificação requerido na bíblia não é um bom dia para mim, posso guardar qualquer outro, sendo que seja de coração. A igreja não é o melhor lugar de adoração, posso adorar muito bem da minha própria casa. Para que seguir tudo, se o básico eu já guardo, sou uma boa pessoa e isso já é o bastante.” E assim vai…

Preste atenção! Só existirão dois grupos de adoradores: 1) Aqueles que seguem verdadeiramente a vontade de Deus, independente de ser fácil ou não; 2) Aqueles que sempre vão querer enquadrar a vontade de Deus nos seus próprios moldes. Essa será a diferença que distinguirá quem são os verdadeiros adoradores. Pense nisso e reflita. Será que hoje você não está tentando retirar somente o que te interessa da palavra de Deus? Ou tentando seguí-lo conforme a sua própria visão ou vontade? Qual adorador você quer se tornar? Aquele que confia no próprio julgamento e sabedoria ou aquele que se deleita em confiar plenamente no que Deus diz?

Robson Teles

Share

3 Comentários to “Há somente dois tipos de adoradores – Seg. 27/06”

  1. Danielle
    28 de junho de 2011 at 02:02 #

    Lindo comentário amigo Robson que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria. Um abraço

  2. Jacque Alves
    29 de junho de 2011 at 14:47 #

    Oi Robson!!!! Bom ter seus comentários aqui!!!! Abraço pra Nike!

  3. Alexandre
    5 de Fevereiro de 2017 at 06:31 #

    Gostei boa.
    Deus abençoe sua vida.

Faça seu comentário