Article

A confusão causada pela obediência – Ter. 25/10

É comum na bíblia vermos avisos vindos de Deus para algum povo que não está vivendo em conformidade com a Sua vontade. Estes “divinos puxões de orelha” são, na sua grande maioria, revelados a profetas ou apóstolos e estes por sua vez, assumem a responsabilidade de alertar a quem Deus indicou.

Ninivitas, sodomitas, egípcios e babilônicos são exemplos de povos que tiveram a intervenção de algum ser humano usado por Deus para, em tom de alerta, alcançar duros e afastados corações.

Com os Gálatas não foi diferente. Na lição de domingo vemos que eles deixaram de crer que pela fé seriam justificados e passaram a dar maior crédito nas obras da Lei, onde achavam que sua observância era o que realmente valia. Os Gálatas passaram a ter como foco a obediência pela obediência apenas. O aperfeiçoamento e justificação eram procurados através de leis que pertencem à carne: circuncisão, restrições sobre alimentos, etc.

Ao perceber isso, a lição de hoje nos mostra que Paulo os advertiu. Vemos em Gálatas 3:1-5 que a intenção de Paulo era mostrar qual o verdadeiro foco que deveriam ter para o aperfeiçoamento e justificação: A obediência mediante à Fé e o Amor de Cristo.

Paulo se sentiu no direito até de usar um exemplo existente nas Escrituras. O pai da fé, Abraão, foi exposto por Paulo como um crente em Deus. A sua crença (Fé) lhe foi atribuída para a Justificação. Com essa ilustração Paulo deixou claro que a única maneira de alcançar justificação é mediante à Fé.

Fé é ter afeição, amar aquilo que se acredita. E mantendo o foco nas leis os Gálatas estavam perdendo o real propósito das leis, que é ser um reflexo da Fé. Esta Fé produz primeiramente o arrependimento verdadeiro e consequentemente boas obras.

É natural que, ao sermos justificados pela Fé, se cumpra a obediência às obras da Lei e era essa a mensagem que Paulo queria passar aos Gálatas.

Essa mensagem também cabe aos nossos dias. Não somos justificados pelas coisas que fazemos, mas somente pela Fé do que Cristo fez por nós. Ao sermos justificados por essa fé, nos arrependemos dos nossos maus atos e fluem de nossa vida as boas obras.

Que Deus nos ajude a alimentarmos a nossa fé para sermos verdadeiramente justificados.

Uma boa semana!

Rafael Alves

Share

Trackbacks/Pingbacks

  1. A confusão causada pela obediência | Igreja Adventista do Sétimo Dia – Distrito de Andradina - 7 de novembro de 2011

    […] originalmente em Comentário Jovem -21.167520 -51.041307 Share this:StumbleUponPrintFacebookEmailDiggRedditTwitterLike this:LikeBe […]

Faça seu comentário