Article

Grandes poderes do fim do mundo – Dom. 26/05

spiderman--super-hero-kid-silhouettes

Tio Ben tem muito a dizer quanto à lição de Domingo. Você sabe quem é ele, né? Sim, ele é o tio do Peter Parker, o Homem Aranha. Foi dele a frase: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Muitos dizem que ela foi escrita originalmente pelo quadrinista Stan Lee em 1962, no 15º volume da revista Amazing Fantasy. Entretanto, você com certeza deve se lembrar que a frase foi imortalizada no filme de 2002. Mas esse pensamento é muito anterior a tudo isso, pode ter sido dito primeiro por Voltaire ou mesmo por Jesus: “Daqueles a quem foi confiado muito, muito mais será pedido” (Lc 12:48).

Bem, independente de quem criou a frase, parece ser um fato de que esse conceito é bem antigo. E aqui eu faço minha ligação desse tema com a lição de hoje. Sofonias comparou o iminente juízo à destruição de toda a forma de vida nos dias do grande dilúvio. A lista da destruição em Sofonias 1:2-3 foi organizada até certo ponto em ordem inversa em relação à criação original de Deus: humanidade, animais terrestres, aves do céu e peixes. Assim, Deus parece estar dizendo ao profeta que a quem foi concedido grandes poderes muita responsabilidade será cobrada.

cuidar-da-natureza

Aos seres humanos foi dado o direito de cuidar do jardim de Deus, sobre a humanidade foi dito que, ao contrário do resto da criação, éramos “muito bons” (Gn 1-3). Ganhamos um local de predominância na criação, fomos abençoados e obtivemos muito poder, somos responsáveis por cuidar de toda a criação. Salmos 8:3-6 diz “Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares. Que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele.”(NTLH).

1380613992_1363169931

Você já sabe onde irei chegar, né? No dia do juízo, não teremos como fugir, a lógica diz que será de nós, os com maiores poderes, de quem mais será cobrado.

Carolina Corbacho

Share

Nenhum comentário ainda.

Faça seu comentário