Article

Respostas – Seg. 16/03

Questions_Perguntas_Interrogação

“Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da Terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?” – Provérbios 30:4

Essas provocantes perguntas, feitas pelo desconhecido “Agur, filho de Jaque, de Massá” (Provérbios 30:1), intrigam porque assim como em outros trechos da Bíblia, e da literatura cristã em geral, admite-se a existência e ações de Deus como Criador sem qualquer preocupação em dar prova material do que se busca afirmar.

Recentemente o bom filme “Deus Não Está Morto” acrescentou à discussão entre ateus/agnósticos/evolucionistas e religiosos/cristãos/criacionistas a percepção de que há sim uma espécie de ditadura no meio científico e acadêmico, de ordem ideológica, que desautoriza qualquer trabalho que admita a realidade de que a teoria da evolução (e a inevitável consequência da ideia de que Deus não existe) deva ser tratada como o próprio nome diz: Teoria!

2014061828460333

A questão é que não importa de que lado você esteja nessa guerra filosófica, terá que admitir que suas ideias não podem ser provadas! Mas isso é uma afronta para qualquer “cientista”… A ciência moderna apresentou-se como indispensável por supostamente parecer incapaz de aceitar qualquer ideia sem prova material. Olhando assim, parece que crer em evolução é ser mais racional do que crer na criação descrita em Gênesis.

Ocorre que tanto do lado da Criação quanto da Evolução, há inúmeras evidências e nenhuma prova. E a prudência e humildade dos sábios são convocadas novamente na lição dessa semana. Estamos sendo arguidos a percebermos que algumas coisas nunca deixarão de ser uma questão de fé, e por mais sábios que sejamos, é preciso ser humildade e admitir que não temos todas as respostas. No caso, falamos da origem do nosso planeta. Mas pode ser qualquer coisa para a qual a resposta é baseada em evidências mais do que em fatos. Por que alguns sofrem mais do que outros? Por que Deus mandou Israel matar os cananeus quando da conquista de Canaã? Por que alguns serão salvos e outros não?

God

Para todas as perguntas acima, e você pode acrescentar outras tantas, a resposta talvez seja a mesma que está implícita no verso que destacamos hoje: Deus é mais sábio do que nós. Ele sabe o que está fazendo, o porquê de todas essas coisas estarem acontecendo…

O verdadeiro sábio deve ser sábio o bastante para reconhecer que não sabe de nada. Isso requer alguma humildade. Admitir simplesmente que não temos resposta para todas as perguntas, mas temos uma resposta pra tudo. Essa resposta é Deus. Naquilo que não sabemos, que nossa mente não é capaz de compreender, descansemos em Deus. Vivamos pela fé, e simplesmente deixemos que Ele seja Deus, ao invés de tentarmos enfiá-lo, junto a todos os seus mistérios, em nossa mente pecadora e finita.

Que na busca do conhecimento sejamos constantes, mas também humildes, pois é na humildade do homem que Deus trabalha livremente, e exalta aquele que a Ele se submete.

Daniel Makawetskas

2 Comentários to “Respostas – Seg. 16/03”

  1. Kauê
    3 de abril de 2015 at 22:41 #

    Por favor… não deixem de postar os comentários das lições… pois toda a semana, entro para ver.. são muito interessante os comentários de vocês.. não parem..

  2. Daniel
    10 de abril de 2015 at 18:34 #

    Olá, Kauê. Passamos por um período de ausência, mas em breve normalizaremos a frequência diária de nossas postagens. Também estamos em facebook.com/ComentarioJovem

    Curta nossa página e participe das discussões. Que Deus abençoe e muito obrigado por estar conosco.

Faça seu comentário