Archive by Author
Article

Somente o melhor – Dom. 23/06

imagem1

“Acaso Deus se agradará com qualquer coisa que seja menos do que o melhor que podemos oferecer?” (O Grande Conflito, p. 474). Malaquias, o último dos profetas do velho testamento, de quem nada sabemos trás uma advertência importantíssima também para os nossos dias. Deus falou assim a Israel por intermédio dele: EU QUERO O MELHOR DE VOCÊS!

O que estava acontecendo era que os sacerdotes haviam convenientemente “esquecido” que os animais para os sacrifícios deveriam ser sem mancha, sem defeito, simplesmente o melhor que o povo podia oferecer. Portanto, o povo não atribuindo mais o devido valor aos sacrifícios, mesmo sem perceber, acabou desvalorizando também a Deus.

O que eu achei mais “cara de pau” da parte do povo foi falar “mas como assim a gente está te desrespeitando?”, “em que desprezamos nós o teu nome?” (Malaquias 1 v.6). Mas aí depois eu pensei, e se eles realmente não vissem nada de mal no que faziam. A gente também não é assim algumas vezes, não apenas com Deus. Já aconteceu com você de algum amigo ficar chateado contigo e você pensar “o que será que eu fiz?”.

3489006283_599471ecf4_z_large

Imagine quantas coisas a gente deve fazer hoje que vão contra a vontade de Deus. Você era o melhor da sala na escola? Ou é agora o melhor em seu trabalho? Você é o melhor filho, marido, esposa, mãe que você pode ser? É exatamente isso que Deus nos pede. Nós, como cristãos, devemos ser os melhores.

Israel estava pecando por não oferecer os melhores animais para sacrifício. Hoje nós estamos pecando por não SERMOS os melhores sacrifícios. “Irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (…)” (Romanos 12 v.1).

body-of-Christ2

Os animais deveriam ser os melhores porque representavam a Cristo, que não poderia ter nenhuma mancha ou defeito. Igualmente hoje, devemos nós ser os melhores porque aquele mesmo Cristo sem mancha ou defeito é o nosso representante e modelo. “Para a representar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5 v.27).

Carolina Corbacho

Faça seu comentário
Article

Vamos voltar pra casa – Dom. 16/06

Você gosta de viajar? Creio que essa é uma pergunta retórica já que primeiro não tem como vocês me responderem…rs! e segundo acredito que todo mundo gosta. Mas, vamos combinar que também é muito bom voltar pra casa (principalmente depois de um Campori…rs).

NaVoltaParaCasa1

Quando lemos a respeito da promessa da volta de Jesus frequentemente pensamos em ir ao um lugar perfeito, onde não haverá dor, nem tristeza ou morte. Mas lendo a lição de hoje percebi que a promessa é ainda melhor (se é que isso é possível) a perfeição não vai estar “lá”, em outro lugar, mas “aqui”, em nosso próprio lar, é Terra, a nossa casa, que será restaurada!!

Em Zacarias 8, Deus prometeu: “Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém” (verso 3). O Comentário Bíblico Adventista ao explicar esse verso diz que, pelo fato de a reconstrução da cidade e do Templo já ter se iniciado, ele pode ser traduzido também das seguintes maneiras: “Tenho voltado” ou “voltei a Sião”, isso porque mostra que Deus já estava no meio do seu povo.

Podemos aplicar esse verso aos nossos dias também. Veja bem, não estou querendo dizer que o paraíso já é aqui, mas que podemos sentir um pouco do céu aqui agora! Tem uma música bem famosa que diz que “o Céu é aqui”, e realmente, a melhor parte do céu, a presença de Jesus já pode ser sentida, ainda que sutilmente, por nós hoje. Desde que o criador do universo “se fez carne e habitou entre nós” o reino de Deus começou. (porém só será plenamente concretizado quando Cristo restaurar nossa Terra).

as11_44_6552

Ao continuar o capitulo 8 de Zacarias vemos que Deus não faz promessas pela metade. Afinal, mesmo sendo bom voltar pra casa, que pessoa que não é feliz em casa gostaria de fazer isso? Dizem que depois de ter uma visão do céu, Ellen White ficou muito triste em voltar essa Terra cheia de sofrimento.

Porém, Deus falou a Zacarias que ia fazer de Jerusalém uma cidade tão segura que os velhinhos ficariam conversando nas praças e as criancinhas poderiam brincar nas ruas. Não acredito que os idosos eram muito respeitados naquela época, imagine-os ouvindo do próprio Deus que eles teriam um lugar nessa cidade. Ele também fala pras criancinhas que antigamente eram vistas como “mini adultos”, afinal não existia o conceito de infância.

201105080838114704

Ou seja, nesse lugar perfeito, no nosso lar restaurado há um lugar para TODOS! Se você se sente pequeno, insignificante, oprimido e sem valor algum, relaxe. Existe um lar pra você!

“Deus desejava trazer todos os povos sob seu governo misericordioso. Desejava que a Terra se enchesse de alegria e paz. Criou o homem para a felicidade, e anseia encher da paz do Céu o coração humano. Anela que as famílias da Terra sejam um tipo de grande família do Céu.”(Parábolas de Jesus, p. 290)

Carolina Corbacho

Faça seu comentário
Article

Deus conosco hoje – Dom. 09/06

freedom

Eu costumava achar que a melhor sensação do mundo era a de colocar uma meia em um dia frio… rs! Eu sei que parece bobo, mas meus pés são realmente muito gelados. Quando comentei isso com alguns amigos anos atrás eles veementemente discordaram comigo, disseram que a melhor sensação do mundo é de lavar o rosto no calor, ou dormir depois de um dia cansativo, ou comer algo quando se está com fome. Hoje em dia eu mudei de ideia (principalmente ao ler a lição), não creio mais que nenhum de nós estávamos certos. A melhor sensação do mundo é a de estar livre!

Israel havia acabado de se tornar um povo livre novamente, mas não estavam experimentando nenhuma sensação de alívio. Eles ainda estavam assustados, será que Deus realmente nos perdoou? Será que não seremos mais punidos?

anxiety (1)

Gosto de me imaginar nas histórias bíblicas, tentar sentir o que eles sentiram, e nessa não foi nada difícil fazer isso. Essa incerteza e ansiedade que Israel sentiu são comuns entre nós. Se você já teve um familiar hospitalizado e lutou contra a incerteza de seu futuro, sabe do que estou falando. Ou se você já teve um orçamento menor do que seus gastos e teve que, como diz minha mãe, sortear as contas que pagaria no mês, já experimentou essa ansiedade. Ou, pensando em algo mais simples, quem não fica ansioso ao fazer uma prova difícil na faculdade, ou no teste prático de direção.

Porém essa lição é um oásis em meio a todas as advertências das outras 10. Ao falar com Zacarias Deus viu que o povo precisava de palavras de ânimo, de uma certeza de que Ele estava com eles, de que eles ainda eram seu povo. E essa lição é pra nós hoje também. Deus está conosco. Ele está comigo. Ele está com VOCÊ!

faith-worship-god-jesus

Ele nos diz: “Não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mat. 6:25), pois “uma coisa sabemos: Ele jamais falta aos que nele põem sua confiança.” (Profetas e Reis, p. 576).

Carolina Corbacho

Faça seu comentário
Article

Construindo a casa no LUGAR certo – Dom. 02/06

Kid04.81182758_std

Ao ler o início dessa lição fiquei um pouco assustada, e confesso que achei um exagero (e um pouco de maldade) Deus maltratar o Seu povo apenas porque estavam reconstruindo suas casas. Achei que Deus estava sendo muito cruel quando disse que até mesmo o pouco que traziam para casa “com um assopro o dissipei” (Ag 1:9). Pensei “qual é o problema de querer cuidar do conforto e das necessidades básicas?” tenho certeza que Deus responderia a minha pergunta com um enfático “NENHUM”. Afinal, o problema de Israel não era esse. O problema é cuidar desses interesses ANTES de cuidar dos interesses de Deus. O templo de Deus estava lá, todo destruído e o povo não estava nem aí. De acordo com Ellen White eles criaram umas desculpinhas esfarrapadas de como havia muita perseguição (só faltava argumentarem que o povo de Deus NUNCA teve perseguição…rs! Tudo era sempre feito tranquilamente) e interpretaram isso como um sinal de que Deus não queria que eles fizessem nada agora. Sabe aquele aluno folgado do ensino médio que no dia de entrega do trabalho fala para o professor que ele não sabia que era pra hoje? Pois é, Israel estava agindo igualzinho.

pessoalmente (2)

Na verdade nem era com o templo que Deus estava preocupado, era com o que ele representava. O templo era “um lembrete visível ao mundo inteiro de que o soberano Senhor é o Deus dos céus e da Terra”. Toda a missão de Israel se resumia a isso, mostrar ao mundo que o Senhor é Deus. Foi para isso que Deus os escolheu. A gravidade do assunto não era construir suas próprias casas, ou cuidar dos seus próprios assuntos, era privar as outras nações de conhecerem o Deus verdadeiro.

lost-tribes-israel

Nós também estamos nesse mundo com uma missão de levar as boas novas da salvação aos que ainda não a conhecem. Deus nos julgará com o mesmo ardor com que falou à Israel se negligenciarmos essa missão para cuidar da nossa vida, da nossa casa, do nosso trabalho, etc. E se Deus exigir de você que deixe sua casa de lado e edifique a casa dEle, você o fará? Espero que sim, afinal não vale a pena edificar uma casa em um mundo que será destruído. Que nós possamos não apenas construir nossa casa em nosso verdadeiro lar, mas levar outros a fazerem o mesmo. Essa é a nossa missão!

Carolina Corbacho

Faça seu comentário
Article

Grandes poderes do fim do mundo – Dom. 26/05

spiderman--super-hero-kid-silhouettes

Tio Ben tem muito a dizer quanto à lição de Domingo. Você sabe quem é ele, né? Sim, ele é o tio do Peter Parker, o Homem Aranha. Foi dele a frase: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Muitos dizem que ela foi escrita originalmente pelo quadrinista Stan Lee em 1962, no 15º volume da revista Amazing Fantasy. Entretanto, você com certeza deve se lembrar que a frase foi imortalizada no filme de 2002. Mas esse pensamento é muito anterior a tudo isso, pode ter sido dito primeiro por Voltaire ou mesmo por Jesus: “Daqueles a quem foi confiado muito, muito mais será pedido” (Lc 12:48).

Bem, independente de quem criou a frase, parece ser um fato de que esse conceito é bem antigo. E aqui eu faço minha ligação desse tema com a lição de hoje. Sofonias comparou o iminente juízo à destruição de toda a forma de vida nos dias do grande dilúvio. A lista da destruição em Sofonias 1:2-3 foi organizada até certo ponto em ordem inversa em relação à criação original de Deus: humanidade, animais terrestres, aves do céu e peixes. Assim, Deus parece estar dizendo ao profeta que a quem foi concedido grandes poderes muita responsabilidade será cobrada.

cuidar-da-natureza

Aos seres humanos foi dado o direito de cuidar do jardim de Deus, sobre a humanidade foi dito que, ao contrário do resto da criação, éramos “muito bons” (Gn 1-3). Ganhamos um local de predominância na criação, fomos abençoados e obtivemos muito poder, somos responsáveis por cuidar de toda a criação. Salmos 8:3-6 diz “Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares. Que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele.”(NTLH).

1380613992_1363169931

Você já sabe onde irei chegar, né? No dia do juízo, não teremos como fugir, a lógica diz que será de nós, os com maiores poderes, de quem mais será cobrado.

Carolina Corbacho

Faça seu comentário