Archive by Author
Article

O Plano B – Qua. 20/03

Geralmente quando cometemos um pecado e pedimos perdão naquele exato momento estamos justificados diante de DEUS e nos tornamos limpos novamente pelo simples ato de pedir o perdão com sinceridade no coração.

Às vezes quando alguém “pisa na bola” conosco, prontamente passamos a olhar àquela pessoa com outros olhos. Ficamos ligeiros, ligados, espertos com qualquer coisa que a pessoa possa fazer para nós novamente. Desconfiamos de boas ações que ela venha fazer… perguntamos qual seria o real interesse por traz da atitude dessa pessoa. E quanto ao perdão então? Aquela pessoa que pisou no nosso calo agora vem pedir perdão? Como você procede? Perdoa normalmente? Ou se sente orgulhoso(a) com um olhar de superioridade por você estar certo e a outra pessoa errada?

Não é segredo pra ninguém que nós somos pessoas difíceis de lidar. Amar o nosso próximo, tratar o nosso semelhante com altruísmo nem sempre é algo fácil a se fazer. Ainda mais manter laços de amizade e convivência com aqueles que um dia já nos fizeram mal.

Mas existe uma boa notícia, e essa boa notícia que nos dá esperança da salvação. Sabe que boa notícia seria essa? Ainda não?

Pois bem, a boa notícia é que o “coração” de DEUS não é igual ao nosso, o perdão de DEUS não é igual ao nosso. Porque se fosse estaríamos hoje todos afastados de DEUS assim como muitas vezes nos afastamos das pessoas que nos fazem mal.

Nós fizemos mal perante DEUS, pecamos, atrapalhamos o plano original que Ele tinha pra Se relacionar conosco! Quebramos a amizade com nosso Criador…..mas em vista de tudo isso, Ele nunca deixou de nos amar. Os nossos pecados Ele esqueceu e os jogou no fundo do mar…(Miquéias 7:19)

E mesmo sendo pecadores….ele colocou em prática o seu plano B para nos salvar. Isso mostra que Ele nos ama infinitamente…e quanto a nós? Podemos amá-lO de volta?

“Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:6-8)

Dalmo Arantes

Faça seu comentário
Article

O princípio da sabedoria continua sendo o mesmo – Qua. 13/02

Século 21, o mundo só não anda na velocidade da luz porque isso não é possível. Pessoas correm de um lado para o outro, pais não têm tempo para os filhos, os filhos não têm tempo para os pais.

Século 21, a sociedade cada vez mais nos impondo regras. Regras de consumo, regras de trabalho, regras de ensino. Você tem que ser assim pra ser reconhecido, você precisa ter isso ou aquilo pra ser reconhecido. Você precisa ser formado em tal áreas pra ser reconhecido. Você precisa concordar com determinado estilo de vida pra ter um “lugar ao sol”.

Século 21, quanta correria, ônibus, avião, metrô, internet. A informação vai e vem de acordo com a velocidade e o tempo que as pessoas conseguem ficar expostas a elas.

Século 21, está tudo mudado. Muita coisa anda diferente. Os homens se julgam intelectuais e portadores de todos os “pontos finais”, mas na verdade não são bem assim. (1Cor. 3:19)

Século 21, o tempo passou, a sociedade mudou….

Mas em qualquer área do conhecimento humano, em qualquer vertente científica, em qualquer idéia mirabolante na mente dos grandes homens….

O princípio da sabedoria continua sendo um só: “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” Provérbios 9:10

O temor ao Senhor, a entrega ao Senhor, colocar-se à disposição de DEUS.

Andar com Ele, pedir orientação a Ele nas coisas que você for fazer na sua vida.

Já estamos vivendo num tempo que o mundo nos chama de loucos e ignorantes por acreditarmos em DEUS ,nas coisas que Ele criou e nos milagres que Ele fez.

Hoje, se entregar a DEUS é loucura para o mundo. Mas nessa loucura DEUS nos chama de Sábios.

Sábios porque por essa loucura o mundo se torna melhor, sábios porque por essa loucura vidas são transformadas, drogados têm nova vida e o rejeitado agora tem uma segunda chance.

Essa loucura toda ainda não podemos entender, mas enquanto não a entendemos completamente devemos confiar em DEUS porque Ele quer que nós sejamos os melhores.

Melhores pais, melhores alunos, melhores maridos, melhores prefeitos, melhores médicos, melhores esportistas, melhores homens e melhores mulheres.

Pra sermos os melhores deste mundo precisamos de juntar a inteligência e a sabedoria, duas palavras que parecem sinônimas mas que são completamente diferentes.

Em todas as profissões temos pessoas que se destacam por sua inteligência, mas a sabedoria é melhor que a inteligência. A Sabedoria evita guerras, mata a fome, ajuda as pessoas, traz justiça e melhora o mundo…e a inteligência faz isso?

Não estou dizendo aqui pra sermos ignorantes e não dar valor na “oferta” de conhecimento. Mas você pode fazer a vontade de DEUS e unir a sua inteligência à sabedoria que vem Dele.

Não queira ser mais um inteligente no mundo dos inteligentes, queira ser mais um sábio no futuro mundo dos sábios. Mas para que isso aconteça, comece sendo sábio aqui (neste mundo).

Entregue sua vida a DEUS e desfrute do princípio da sabedoria.(Provérbios 9:10)

Dalmo Arantes

Faça seu comentário
Article

O Caráter Esquecido – Qua. 30/01

“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3)

Novos tempos e uma nova geração, porém uma nova geração com mentalidade e conceitos herdados daqueles que antes de nós não tiveram a coragem de questionar, não tiveram a atitude de serem humildes e submeterem aos ensinamentos que aprenderam. Embora erguessem cânticos nos mostrando qual seria o melhor lugar do mundo, ainda não estavam convencidos plenamente que esse “lugar” seria ali mesmo.

Muitos trocaram seu tempo de levar o evangelho do amor, para levarem o evangelho das quatro paredes, do pode e não pode. Quantas feridas foram abertas, quantas discussões nunca terminadas e quantas pessoas não foram alcançadas.

Trocaram o amor por regras infantis de homens barbados, trocaram o fervor pelo sedentarismo de fiéis calejados.

Nossos púlpitos nunca tiveram tão infestados com o vírus do “assim é que eu gosto então é assim que tem que ser!”. Quantas fábulas criadas em cima de revelações corretas de um passado não muito distante. Era apenas crer!

Os irmãos romanos pediram desculpas pelas suas atitudes da idade média. Será que deveríamos fazer o mesmo a respeito das nossas “inquisições” de hoje?

Não precisamos de um novo conceito pois o conceito já foi dado, não precisamos de uma nova revelação pois a revelação já foi decifrada.

Precisamos na verdade daquela antiga transformação de nossa mente, transformação de nossos “modos”, modo de achar, de pensar, de fazer, de ser, de falar, de sorrir e de cantar. E completando, não poderia deixar de lado nessa lista crescente a simples e mal interpretada ação “amar”.

Somente quando conseguirmos mudar nossa atitude em relação e essa ação, estaremos prontos pra relatar coisas que só aprendemos porque um dia verdadeiramente estivemos no lugar certo, aos pés do Salvador. Nossa mudança se dará porque finalmente conheceremos o Seu caráter e a essência desse caráter é amor!

Amor incondicional, sem partidarismo ou vanglória. O amor é tudo, tudo é o amor, o amor é JESUS!

Levar a verdade sem “o amor”, estaremos compartilhando uma mentira, e não foi essa a “vida” que um dia nos foi confiada. Bancos cheios, mensagens vazias, bancos cheios de corações vazios, que lê entenda, antes o amor do que uma lenda.

Transforme sua mente com humildade, alinhe o seu caráter ao Verdadeiro caráter. Não cometa os mesmos erros de nossos “pais” (não generalizando logicamente).

Dalmo Arantes

Faça seu comentário
Article

O Deus da minha cidade – Qua. 16/01

Se você é jovem, garanto que já está acostumado com a tecnologia e a considera essencial tanto pra exercer seu trabalho quanto pra se divertir. Mas em quase duas décadas atrás não tínhamos acesso a internet como temos hoje e tampouco desfrutávamos de aparelhos de celular equipados com GPS, rádio e até TV.

A televisão era considerada a “janela para o futuro”, a maioria dos aparelhos que eram inventados tinham que ter conectividade com seu aparelho de TV. E seguindo esse raciocínio o já conhecido videogame deixou de ser uma brincadeira de criança e passou a ser sonho de consumo de muitos “marmanjos” e atualmente a indústria de jogos eletrônicos movimenta muito dinheiro ultrapassando até o cinema.

Certa época, em meados dos anos 90 eu consegui realizar o meu sonho de ter um SUPER NINTENDO, que jovem não gostaria de ter um? Pois era o videogame do momento com jogos e gráficos incríveis ultrapassando seu antecessor o NES e também seu concorrente direto o Mega Drive.

Lembro que existia um jogo chamado SIM CITY, era um simulador de construir cidades, determinar onde ficariam as ruas, implantar campos de futebol, delegacias de polícia e hospitais. O meu objetivo maior nesse jogo era construir uma cidade perfeita. Onde qualquer cidadão se sentisse protegido pela lei, amparado pela saúde e pudesse viver feliz. Quando eu atingia meu objetivo em minha utópica cidade eu ficava sonhando em morar lá. Olhava pela janela do meu quarto e sentia um imenso desprezo pela cidade onde eu morava que era muito, mas muuuuito diferente da minha cidade virtual. Que pena que eu nunca pude realizar o sonho de viver na minha SIM CITY.

Hoje em dia quando leio a bíblia, especialmente na parte que diz que DEUS fez toda a Sua obra em seis dias e no sétimo dia descansou e “curtiu” toda a obra que Ele havia criado. Posso perceber o quanto Deus se parece conosco quando Ele finaliza uma obra perfeita. (Gên. 2:1-3)

Imagine Deus criando a natureza, os animais, dando vida ao homem e finalizando Sua obra e enfim Deus diz: “Perfeita! Agora eu gostaria de andar pelos caminhos desse grande jardim e me relacionar com minha criação. Pra isso Eu vou tirar um dia especial e vou abençoar esse dia, e esse dia será o Sábado.”

Enquanto isso o ser humano teria um dia pra “descansar” dos seus afazeres e se relacionar com Seu Criador. Caminhar com Ele, aprender mais Dele.

[disse Jesus]: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.” (Mar. 2:27-28)

Já imaginou um dia perfeito pra você se encontrar com seu Deus e Ele com você? Deus é tão grandioso que Ele quer estar ao seu lado pois sabe que você sente em seu coração um imenso vazio que só Ele pode preencher! Por isso Ele criou o Sábado. Pra você desconectar desse mundo cada dia mais violento, cruel, sem justiça e sem amor.

Jesus te convida pra você viver um dia da semana em Sua *Sim City, pra que você possa descansar, renovar suas forças e ter esperança pra continuar vivendo.

Pois a grande promessa Dele é que um dia você viverá num lugar que será perfeito. Não haverá violência, incêndios, terremotos, dor e nem lágrimas. E essa pequena amostra semanal que Ele te dá hoje pra você se relacionar com Ele é apenas um aperitivo do que está programado para durar eternamente. E finalmente quando essa promessa chegar você entenderá qual será a verdadeira SIM CITY que DEUS tem preparado pra você!

Dalmo Arantes

Faça seu comentário
Article

A melhor maneira de viver um “cristianismo” suicida – Qua. 09/01

“E disse Deus: vou criar um micro-organismo que possa viver na água, mas não tenho muitos planos pra ele. Depois disso eu pretendo fazer separação entre as águas que darei o nome de Mares e vou fazer aparecer uma parte seca que eu chamarei de terra, e se por acaso esse micro-organismo que antes vivia na água conseguir de alguma forma migrar seu “habitat” para a terra aí sim proporcionarei a ele condições para que viva em terra seca. Vou criar a vegetação, depois o sol a lua para que a vegetação cresça e alimente o meu fruto do acaso!”

Calma, calma e calma pessoal… O texto que vocês acabaram de ler acima é apenas uma “fábula” mostrando o perigo que muitos de nós corremos ao tentar ajudar a DEUS no relato de Sua criação. Mas como assim ajudar a DEUS? Pois bem, vou explicar…

Já notaram como que nosso EGO é muitas vezes colocado na frente das verdades de DEUS? Digo nosso “ego”, mas também quero dizer nosso “eu”, digo nosso “eu” também querendo dizer nossa sanidade e reputação diante da sociedade.

Às vezes corremos o sério risco de querer agradar a “Gregos e Troianos”. Vivemos num mundo onde existem pessoas que são divididas em inúmeras crenças a respeito de nossas origens. A Terra (nome dado por DEUS a parte seca e que acabou se tornando o nome oficial de nosso planeta) é composta de países, vilarejos, comunidades, tribos que têm uma teoria diferente a respeito de nossas origens. Isso é fato! (interessante como a maioria dessas teorias lembram os relatos da bíblia) Mas vamos prosseguir…

Nós não gostamos de ser considerados diferentes do mundo, não gostamos de sofrer bullying e nenhum tipo de condenação da sociedade por aquilo que fazemos, cremos e pensamos.

Então quando uma enorme parte da sociedade diz que nós passamos a existir do acaso…geralmente para não jogarem pedra na gente também concordamos com eles…

Daí a coisa vai e complica mais um pouquinho porque outra grande parte da sociedade diz que foi DEUS que criou tudo e planejou tudo com excelência…e geralmente pra não jogarem a bíblia na gente e sermos tidos como hereges e satânicos concordamos com eles…

Mas como assim podemos concordar com duas teorias tão distintas?

Calma ae, distintas? Tem certeza? Analisem uma coisa: Quem disse que são distintas? Elas se encaixam! Vocês não perceberam isso? [Há há há …]

Queridos, se chegaram até aqui é porque vocês já entenderam o contexto dessa reflexão. Pra tentar agradar o público evolucionista que vai ler esse artigo eu posso mudar um pouco o relato da criação de DEUS (que está na bíblia) e taxá-lo como “sentido figurado”. Afinal de contas eu tenho amigos e não quero desagradar ninguém! [rs] hilário isso não é? (Mas muitos cristãos são assim!)

Ao mesmo tempo que hilário mostra uma falta de fé e também revela um cristianismo morno, sem qualidade e sem verdade! Que muitos de nós temos (ou um dia tivemos). Me dá até nojo de escrever desse jeito…pois me lembro da época que eu vivia sem a certeza que meu DEUS é soberano em tudo! E procurava criar formas e teorias pra ajudá-lO no relato da criação! Quanta falta de fé! Que cristianismo barato! (sim eu já vivi esse cristianismo e você?)

Uma dica rápida para você que se encaixou nesse relato ou conhece cristãos que são assim: Não tente nunca, de forma alguma ajudar a DEUS procurando encaixá-lO em teorias e assuntos que não tem nada a ver com ELE! Chega de tentar agradar todos a sua volta pra ser visto na sociedade com um grande “pensador intelectual”. Se Deus disse em Sua palavra que Ele criou o mundo do nada, que Ele fez sair água da pedra, que Ele abriu o mar vermelho e fez até uma mula falar…aceite, confie e pregue isso e pronto! Muitos vão rir, muitos vão te chamar de louco ou insano. Mas tudo bem!

Muitas coisas ainda não temos a capacidade de compreender nessa vida, mas Deus nos deu razões para crer Nele e nos Seus relatos a respeito de nossa origem, pesquisem! (recomendo o site Criacionismo lá vocês vão entender o que estou dizendo)

Quando não entenderem bem algo a respeito de DEUS consolem-se com a seguinte afirmação: As coisas de DEUS são loucura pra esse mundo! Portanto posso confiar 100% naquilo que meu DEUS, o DEUS que me salvou disse!

Ou acredito Nele ou não! Não há espaço para meio termo!

Sempre haverá quem discorde daquilo que você acredita. Muitas vezes quando você tenta dar uma ajudinha para DEUS, na verdade você está ofuscando o brilho da soberania que Ele tem sobre todas as coisas, inclusive você (que se julga tão sábio).

A grande verdade é essa, Deus criou o mundo a partir do nada. Planejou tudo e tudo veio existir por causa do amor que Ele tem por você!

Deus não precisa da sua ajudinha em debates criacionistas e evolucionistas, Deus precisa é da sua decisão de aceitá-lO e mostrar ao mundo o amor que Ele tem por cada um ao planejar desde o início uma vida perfeita, numa terra perfeita e que infelizmente a rejeitamos. Mas mesmo assim Ele ainda nos dá uma segunda chance de desfrutar junto Dele dessas maravilhas segundo o Seu plano original. Pense nisso e vença o maior debate de sua vida que na verdade é contra o seu EU e contra o “cristianismo suicida” que você às vezes prega e acredita.

“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular,[…]” Jó 38:4-6

Dalmo Arantes

Faça seu comentário